Degustação de chocolate

É isso mesmo!

O processo para identificar um chocolate de alta qualidade é similar ao utilizado pelos sommeliers para degustar os melhores vinhos do mundo, ou pelos baristas na avaliação de cafés especiais. São analisados os seguintes aspectos: aparência, aroma, textura e sabor.

Essas características são muito importantes na avaliação de um chocolate de qualidade. E é preciso utilizar todos os sentidos para conseguir identificar as nuances de cada um.

Eu uso todos os meus sentidos quando vou escolher os chocolates para criar os meus amigos. Tudo bem, eu sei que a tentação de abrir logo a embalagem e dar uma grande bocada no chocolate é algo irresistível (eu mesmo já dei várias dentadas em alguns amigos – desculpem!).

Pegue sua barra de chocolate (aquela que você comprou e guardou pra uma ocasião especial) e tente fazer uma experiência que vai ser, no mínimo, divertida!

Vamos lá…

– Olhe: Não abra a embalagem e enfie tudo na boca sem ver. Observe atentamente seu chocolate, veja o brilho acentuado e a textura que deve ser uniforme.

– Cheire: Não precisa se preocupar com o que seus amigos vão pensar… O olfato estimula o paladar, leve o chocolate ao nariz e sinta os aromas iniciais do cacau.

– Escute: Sim, o seu chocolate “fala”! Um bom produto faz um estrondo ao ser quebrado.

– Sinta: Coloque um pedaço na boca e resista à tentação de mastiga-lo. Deixe derreter por alguns segundos e tente identificar as nuances iniciais de sabor (amêndoas, castanhas, caramelo)

– Lembre: Após engolir, seu chocolate deixará uma lembrança, aguarde alguns segundos e sinta o retrogosto. Pode ser mais amargo ou adocicado, mas sempre agradável ao paladar.

Viu? Não foi divertido?! Vocês podem usar todos esses sentidos para degustar os brigadeiros também! O que acham?

Abraços,
Senhor Brigadeiro

Leave a Reply

Your email address will not be published.