Os mitos e verdades do chocolate

Todo mundo tem sempre uma dúvida sobre esse assunto. Afinal, o que há de tão especial no chocolate? Porque algumas pessoas não conseguem viver sem ele?

Fatos comprovados:

O Chocolate combate o envelhecimento

Chocolate faz bem ao coração

Chocolate agiliza o raciocínio

Chocolate traz felicidade (Essa é a minha preferida!) 😉

O cacau é rico em cálcio, vitaminas e outras substâncias, tem duas vezes mais anti-oxidantes que o vinho tinto, e até três vezes mais que o chá verde. E, quanto maior a concentração de cacau, mais saudável será o chocolate.

Veja alguns mitos e verdades que encontrei sobre o assunto:

Chocolate previne o envelhecimento?
O cacau tem um poder antioxidante maior do que o de muitas frutas, legumes e chás, que combatem os efeitos da idade e ajudam a prevenir o câncer.

Chocolate é afrodisíaco?
O chocolate auxilia na produção de algumas substâncias associadas ao prazer e ao bem estar. Devorar uma caixa de bombons pode dar uma maior sensação de prazer, mas não existe comprovação do poder afrodisíaco.

Chocolate vicia?
O chocolate, assim como o café,  interage com a química cerebral, podendo causar dependência em alguns casos.

Chocolate dá espinhas?
Os últimos estudos realizados por universidades americanas comprovaram que o chocolate não provoca e nem agrava a acne.

Chocolate dá cárie?
O chocolate contém açúcar, portanto como qualquer outro doce pode causar cárie se a pessoa não tiver uma boa higiene bucal.

Chocolate engorda?
O chocolate é um alimento muito rico, porém bastante calórico. Consumido com moderação (cerca de 30g ou uma barra pequena ao dia) não engorda. (Brigadeiro então, pode comer a vontade!) 😉

Chocolate aumenta o colesterol?
A gordura presente no cacau não aumenta os níveis sanguíneos de colesterol, principalmente devido ao alto conteúdo de ácido esteárico. Além disso, o chocolate, assim como o vinho, apresenta níveis elevados de flavonóides e fenólicos que podem diminuir o risco de doenças cardíacas.

Ou seja, chocolate é tudo de bom! E brigadeiro é melhor ainda…

Bom fim de semana!

Abraços,
Senhor Brigadeiro

Leave a Reply

Your email address will not be published.